Pages

domingo, 28 de outubro de 2012

Eleitores voltam às urnas para escolher prefeitos neste domingo


Segunda etapa de votação acontece em 17 capitais e 33 municípios com mais de 200 mil votantes; PT, PMDB e PSDB são os que mais têm representação na disputa de hoje


Neste domingo, 31,7 milhões de brasileiros residentes em 50 cidades com mais de 200 mil eleitores retornam às urnas para o segundo turno das eleições municipais de 2012. Entre as cidades que escolhem seus prefeitos hoje, estão 17 capitais e 33 municípios. Em 2008, 30 cidades brasileiras tiveram o segundo turno.
Assim como no primeiro turno, as urnas ficam abertas das 8 horas às 17 horas. O eleitor só precisa levar um documento oficial com foto (como RG, carteira de trabalho, carteira de motorista, passaporte ou certificado de reservista). Quem não votou no primeiro turno poderá votar sem problemas agora, mesmo que ainda não tenha justificado sua ausência nas urnas.

Agência Brasil
Guia do Eleitor permite tirar dúvidas de questões como o funcionamento da urna eletrônica

Maior colégio eleitoral do País, com 43,2% dos votantes brasileiros, a região Sudeste terá mais da metade das cidades com segundo turno: são 26 municípios, entre eles, as capitais São Paulo e Vitória. Seguem a região Sul, como nove municípios; a região Nordeste, com oito; a região Norte, com cinco; e a região Centro-Oeste, onde o segundo turno acontecerá apenas nas capitais Campo Grande e Cuiabá.
Entre os partidos, PT, PMDB e PSDB são os que têm mais representação neste domingo. A legenda da presidenta Dilma Rousseff vai para o segundo turno em cinco capitais: São Paulo, Salvador, Fortaleza, João Pessoa e Cuiabá. O PT estará ainda em 17 outras cidades do interior. A principal disputa do partido será na capital paulista, onde o candidato Fernando Haddad , que teve 28,98% dos votos válidos no primeiro turno, enfrenta o tucano José Serra . 
Além de São Paulo, o PSDB, principal partido de oposição, disputa no segundo turno o comando de outras 15 prefeituras – seis capitais e nove municípios. Para os tucanos, estão em jogo Vitória, São Luis, Teresina, João Pessoa, Manaus, Belém e Rio Branco.
O PMDB - partido que elegeu o maior número de prefeitos no primeiro turno e já conta com o comando do Rio de Janeiro, com Eduardo Paes - disputará o segundo pleito nas capitais Campo Grande, Natal e Florianópolis. A legenda ainda lutará pelo comando de outras 13 grandes cidades.  
O PSB, que conseguiu reeleger Márcio Lacerda e teve o maior crescimento no número de prefeituras neste pleito, estará no segundo turno de Fortaleza, Cuiabá e Porto Velho. Já o PSD, que participa de sua primeira eleição desde sua fundação, no ano passado, pelo atual prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, tem a chance de conquistar o comando de Florianópolis.
Também estão nas disputas por capitais o PDT (Curitiba, Natal e Macapá), o PSOL (Belém e Macapá), o PPS (Vitória), o PP (Campo Grande), o PTB (Teresina), o PCdoB (Manaus), o PSC (Curitiba), o PTC (São Luís) e o PV (Porto Velho). o prefeito Valmir Clímaco do PMDB que foi derrotado das eleições também queria uma segunda etapa em Itaituba, sendo que há pouco mais de 50,000 votos validos, por esse motiva não pode haver segundo turno.
Agência Brasil










*Com Agência Brasil

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário