Pages

quarta-feira, 8 de junho de 2011

Mano renova, mas prefere mescla e leva 39% do Mundial para a Copa América

Lista final para a disputa na Argentina tem nove jogadores do grupo que foi à Copa do Mundo de 2010 e mostra que ideia do treinador é balancear juventude e experiênciaou

Mano Menezes assumiu a seleção brasileira em 26 de julho de 2010 com o discurso da renovação. E embora sua primeira lista para uma competição oficial mostre que a ideia está sendo colocada em prática, fica claro que o que ele prefere mesmo é a mescla entre juventude e experiência. Por isso, não abriu mão dos jogadores mais rodados e levará para a Copa América nove dos que estiveram no Mundial da África do Sul.

A quantidade equivale à manutenção de 39% daquele grupo escolhido por seu antecessor, mas desta vez com o acréscimo dos jovens e xodós da torcida Neymar e Paulo Henrique Ganso, preteridos por Dunga, e mais David Luiz, Jádson, Lucas, entre outros. No entanto, eles terão a companhia e a segurança das 'velhas raposas' Júlio César, Lúcio, Daniel Alves, Maicon e Fred, por exemplo.

O atacante do Fluminense, inclusive, é o melhor parâmetro para se chegar à conclusão do que imagina o Mano. Convocado à seleção pela primeira vez sob comando do ex-treinador do Corinthians, Fred garantiu sua vaga em apenas duas partidas, não indo bem na primeira e jogando apenas 30 minutos da segunda, com a ressalva a seu favor de ter feito o gol da vitória sobre os romenos.


Como Robinho, Neymar e Alexandre Pato eram nomes certos, o camisa 9 do clube carioca, com 27 anos, disputava a vaga com a jovem sensação Leandro Damião, do Internacinal, de 21, e com Nilmar, do Villarreal. Ganhou a briga com o primeiro exatamente pela experiência; do segundo, que tem 26 e foi à Copa do Mundo, por gosto e confiança do comandante.

"Queria para essa posição um jogador que tivesse mais rodagem, porque estamos com jogadores bastante jovens e estamos indo pra uma competição dura. Ter um jogador com as características do Fred e a rodagem que ele tem vai nos ajudar muito", justificou Mano sobre a escolha do atleta, que foi ao Mundial da Alemanha em 2006, mas não foi chamado para o da África.

No gol, outra prova de que para o técnico testar é uma coisa, mas arriscar em uma Copa América é outra. Não à toa, já chamou oito arqueiros desde sua chegada, entre eles os novatos Renan, ex-Avaí e hoje no Corinthians, e Neto, então no Atlético-PR e posteriormente vendido para a italiana Fiorentina. Na hora H, optou pela segurança de Júlio César e Victor, este último sem um Mundial no currículo, é verdade, mas com 28 anos e muita bagagem. Juventude e experiência, eis o que Mano quer.

Veja e compare abaixo as listas finais do Mundial da África do Sul e da Copa América na Argentina

África

GoleirosJúlio César (Inter de Milão) - Vai à Argentina
Gomes (Tottenham)
Doni (Roma)

ZagueirosLúcio (Inter de Milão) - Vai à Argentina
Juan (Roma)
Luisão (Benfica) - Vai à Argentina
Thiago Silva (Milan) - Vai à Argentina

LateraisMaicon (Inter de Milão) - Vai à Argentina
Daniel Alves (Barcelona) - Vai à Argentina
Michel Bastos (Lyon)
Gilberto (Cruzeiro)

Meio-campistasJosué (Wolfsburg)
Gilberto Silva (Panathinaikos)
Felipe Melo (Juventus)
Elano (Galatasaray) - Vai à Argentina
Kléberson (Flamengo)
Ramires (Benfica) - Vai à Argentina
Júlio Baptista (Roma)
Kaká (Real Madrid)

AtacantesRobinho (Santos) - Vai à Argentina
Luis Fabiano (Sevilla)
Nilmar (Villarreal)
Grafite (Wolfsburg)

Argentina

GoleirosJúlio César (Inter de Milão)
Victor (Grêmio)

ZagueirosLúcio (Inter de Milão)
Thiago Silva (Milan)
David Luiz (Chelsea)
Luisão (Benfica)

LateraisDaniel Alves (Barcelona)
Maicon (Inter de Milão)
André Santos (Fenerbahce)
Adriano (Barcelona)

Meio-campistasLucas Leiva (Liverpool)
Ramires (Chelsea)
Sandro (Tottenham)
Elias (Atlético de Madri)
Elano (Santos)
Jádson (Bayer Leverkusen)
Lucas (São Paulo)
Paulo Henrique Ganso (Santos)

AtacantesRobinho (Milan)
Neymar (Santos)
Alexandre Pato (Milan)
Fred (Fluminense)

Por Jean Pereira Santos, da redação do ESPN.com.br, espn.com.br, Atualizado: 8/6/2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário